Assista a este vídeo produzido pela Defesa Civil e entenda como se determina a umidade relativa do ar, que tem estado bem baixa nos últimos dias.
Mas, o que é umidade relativa do ar?
Por definição, umidade relativa do ar (UR) é a razão entre a pressão de vapor do ar e a pressão de vapor do ar medida em condições de saturação atmosférica, acima de uma superfície de água, por exemplo. De forma simplificada, podemos dizer que a umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de vapor de água presente na atmosfera e a quantidade máxima que poderia estar presente, na mesma temperatura.
O conhecimento da UR é importante para a confecção de previsões meteorológicas, além de exercer grande influência na saúde humana.
UR e saúde humana
A baixa umidade relativa do ar pode trazer problemas para os seres humanos, como o ressecamento da pele, manifestações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, irritação de mucosas, em especial dos olhos, acumulação de eletricidade estática em pessoas e objetos e aumento da ocorrência de incêndios por causas naturais.
Desde 1991, a Unicamp divulga uma escala com o padrão de cuidados a serem tomados para diferentes níveis de UR. Trata-se da Escala Psicrométrica Unicamp para Indicação de Níveis de Umidade Relativa do Ar Prejudiciais à Saúde Humana.
Entre 20% e 30%: estado de ATENÇÃO
Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15h.
Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.
Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.
Consumir água à vontade.
Entre 12 e 20%: estado de ALERTA
Observar as recomendações do estado de atenção.
Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16h.
Evitar aglomerações em ambientes fechados.
Usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Abaixo de 12%: estado de EMERGÊNCIA
Observar as recomendações para os estados de atenção e alerta.
Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.
Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc. entre 10 e 16h.
Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.
Determinação da umidade relativa do ar
Psicrômetro.
Tabela para determinação da umidade relativa do ar. (Fonte: Feira de Ciências - o Imperdível.)
Para determinar a UR usam-se dois termômetros: um termômetro de bulbo seco e um termômetro de bulbo úmido. Em princípio, são dois termômetros idênticos, colocados no mesmo ambiente, sendo que um deles tem seu bulbo envolvido por um tecido que fica o tempo todo em contato com água. O conjunto assim montado recebe o nome de psicrômetro.
O procedimento é simples: registra-se a temperatura indicada pelo termômetro de bulbo seco (TS); verifica-se a temperatura indicada pelo termômetro de bulbo úmido; registra-se a diferença entre as duas leituras. Pela simples consulta da tabela, encontra-se a umidade relativa do ar naquele instante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário