sábado, 28 de agosto de 2010

O que é uma quimera?

Visitar o blogue de minha colega, prof.ª Rosangela – Momento literário – tornou-se um hábito. Há sempre algo interessante para ler e, apesar de fazer muitas piadas, gosto muito de literatura.

Em minha última olhada, encontrei um texto sobre Augusto dos Anjos, o mais mórbido dos poetas brasileiros. Ali estava, também, o poema Versos íntimos, do qual destaco sua primeira estrofe:


Mas o que é uma quimera?

Em princípio, essa palavra remonta à mitologia grega, referindo-se a um animal fantástico lançador de fogo, proveniente das montanhas da Lícia, na Ásia Menor. Sua característica marcante é o fato de seu corpo ser uma composição de partes de diferentes animais: um corpo de leão com a cauda terminando em cabeça de serpente, de cujas costas saía uma cabeça de bode.

Quimera de Arezzo.

A partir daí, a palavra passou a ser usada para indicar quaisquer misturas: de ideias, de palavras, de estruturas.

Na arquitetura, por exemplo, o termo refere-se a uma escultura decorativa adicionada a edifícios, usualmente chamada de gárgula.

Uma gárgula.

Na Biologia, o termo pode referir-se a:

  • organismo animal com células geneticamente distintas, oriundas de zigotos diferentes (Genética);
  • organismo vegetal com células geneticamente distintas, normalmente provenientes de um único zigoto, mas que sofreram mutações (Botânica);
  • um vírus que contém material genético proveniente de um outro organismo (Virologia);
  • uma proteína produzida a partir de genes que se fundiram (Biologia Molecular);
  • um fóssil construído com partes de diferentes animais (Paleontologia).

Para encerrar, não posso deixar de referir-me à Zoologia. Chama-se quimera um peixe cartilaginoso da ordem Chimaeriformes, relacionado ao tubarão, cujo corpo parece, de fato, uma composição de diferentes animais.

Chimaera.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Atividade: pássaro do equilíbrio

Baixe o molde, imprima-o e monte o seu próprio pássaro do equilíbrio!

> Molde do pássaro do equilíbrio


Os alunos dos 9.os anos do Ensino Fundamental divertiram-se construindo um “pássaro do equilíbrio”, com o objetivo de aprender conceitos de equilíbrio estático dos corpos. Siga na leitura para ver o álbum de fotos.



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

As Plêiades

Li há pouco, no blogue da prof.ª Rosangela Corinaldesi, Momento Literário, um poema cuja autoria é atribuída a Safo de Lesbos, poetisa grega nascida por volta de 612 a.C.

O poema faz referência às Plêiades, e imediatamente remeteu-me à Astronomia, pois trata-se de um aglomerado de estrelas relativamente jovens, localizado na constelação de Touro e visível à vista desarmada.

As Plêiades são também conhecidas como sete irmãs, e são constituídas por estrelas azuis muito quentes e com idade de cerca de 100 milhões de anos. Sim, são estrelas relativamente jovens; considere que o Sol tem cerca de 5 bilhões de anos! Esse aglomerado estelar é bem visível no céu noturno durante o verão, no hemisfério sul.

O valor mais aceito atualmente para a distância dessas estrelas até nós é de cerca de 135 parsecs, o que representa aproximadamente 440 anos-luz. Em outras palavras, a luz que recebemos das Plêiades hoje levou cerca de 440 anos para chegar à Terra!

Apesar da existência de nove estrelas muito brilhantes, o aglomerado é constituído por cerca de 1 000 membros, incluindo muitas anãs marrons. Dependendo das condições de observação, 14 estrelas podem ser vistas a olho nu. As sete irmãs, que são uma referência à mitologia grega, são: Sterope, Merope, Electra, Maia, Taygete, Celeno e Alcione. As duas outras estrelas bem brilhantes são seus pais, Atlas e Pleione.

Para concluir, reproduzo aqui um trecho do poema de Safo que faz referência a essas estrelas bem interessantes:

“A lua já se pôs,
as Plêiades também;
é meia-noite; foge o tempo,
e deitada estou, sozinha.”

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

É muito comum as pessoas confundirem essas duas doenças, muitas vezes usando ambos os vocábulos como sinônimos.

Há, porém, diferenças importantes entre gripe e resfriado, duas viroses bem frequentes no inverno.

Veja com atenção o quadro a seguir, elaborado pelo Datafolha.


> Link para a matéria completa na Folha.com

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Simulador de consumo de energia elétrica

Faça o download deste simulador de consumo de energia elétrica. Instale e use-o à vontade! Seria interessante consultar a conta de energia mais recente de sua família e atualizar o valor do preço do quilowatt-hora.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...