Como posso descrever a trajetória percorrida pelo corpo? Através do uso de equações é possível executar essa descrição e, partindo das funções horárias dos espaços para um certo movimento, encontrar a equação da trajetória correspondente.
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa tarde, Bira! Quando você dá o exemplo da trajetória dos pedais da bicicleta quando visto por trás, me gerou uma dúvida em virtude da trajetória ser admitida como retilínea.
ResponderExcluirPeguemos o exemplo clássico do avião com velocidade horizontal Vx (MU) soltando um corpo C com a mesma velocidade horizontal Vx e velocidade vertical (MUV)Vy dada sob ação exclusiva da gravidade.
O corpo C poderia assumir uma trajetória retilínea, tendo como referencial o avião, bem como descreveria um arco de parábola a um observador no solo que observe o fenômeno no sentido longitudinal do avião.
A minha dúvida é: Para um observador que observe todo o fenômeno de frente, na posição onde C cairá, a trajetória continua sendo um arco de parábola? A sucessão de pontos em duas dimensões sugere uma linha reta (como no exemplo dos pedais, que apenas “sobem e descem”, mas pode-se desprezar a aproximação do corpo (o que determinaria um arco)?
Obrigado! =)
Olá!
ExcluirMuito bem colocada sua dúvida. Veja a resposta em http://youtu.be/uGauGcDqWAU.
Um abraço!