segunda-feira, 18 de junho de 2012

Neutrinos são, ou não, mais velozes do que a luz?

Artigo original no professorbira.com

Segue a polêmica a respeito dos resultados divulgados por cientistas italianos, segundo os quais feixes de neutrinos teriam viajado com velocidade superior à da luz. Tudo indica, porém, que as discussões estão próximas do fim.

Uma equipe do experimento OPERA publicou uma nota levantando duas situações que explicariam os resultados obtidos. Uma de tais situações relaciona-se com uma possível falha no conector de fibra óptica que leva os sinais de GPS ao relógio principal do experimento resultando em erro de medições, que poderia ter induzido os cientistas a subestimar o tempo de deslocamento das partículas.

Novos testes serão realizados com o objetivo de avaliar a influência dos problemas encontrados, o que pode alterar completamente as conclusões e, quem sabe, mais uma vez demonstrar que Einstein continua tendo razão.

Atualização

Neutrinos não são mais rápidos do que a luz! Essa foi a afirmação do diretor de pesquisa do CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), Sergio Belucci, na Conferência Internacional sobre Física e Astrofísica dos Neutrinos, em Kyoto, Japão, no último dia 8 de junho.

Na ocasião, Belucci confirmou o problema no sistema de fibra óptica, citado na parte inicial deste artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...