segunda-feira, 16 de julho de 2012

Tirinha #26 – Bandeira

Afirmação encontrada em correção de prova. :)
Oops! Antes de qualquer coisa: o que raios seria um “losângulo“?! Sabiam que, graças à parte, a referida forma incorreta aparece com enorme frequência? Porém, de qualquer maneira, tal desvio não foi consagrado pelo uso e, portanto, não consta do vocabulário oficial da língua portuguesa. O nome correto do quadrilátero é losango, polígono que se caracteriza por apresentar quatro lados iguais. Em outras palavras, um losango é um quadrilátero equilátero.

Losango e suas diagonais.
Alguns detalhes interessantes sobre essa figura:

  • é também chamada de rombo;
  • todo losango é um paralelogramo, ou seja, apresenta lados opostos paralelos;
  • o quadrado é um caso especial de losango, em que os ângulos são todos retos;
  • desconsiderando o quadrado, todo losango apresenta dois ângulos agudos (opostos) e dois ângulos obtusos (opostos).

Um losango apresenta duas diagonais perpendiculares, D1 e D2. Perceba que isso nos permite dividir sua área em quatro triângulos retângulos idênticos, com catetos que medem 0,5D1 e 0,5D2.

Então, a área do losango seria 4 vezes a área de um desses triângulos. Como a área do triângulo retângulo é dada pelo produto dos catetos dividido por dois, temos:


Agora, quanto à bandeira…

Independente de qualquer patriotismo, todos os brasileiros conhecem a bandeira do país, não? E nela não há nenhum quadrado. Observem que o vocábulo quadrado implica um quadrilátero retângulo equilátero, ou seja, com quatro ângulos retos e quatro lados iguais. E isso não existe na bandeira brasileira que tem, outrossim, um retângulo verde.

Bandeira nacional brasileira. (Fonte: Portal do Planalto. Disponível em http://www2.planalto.gov.br/presidencia/simbolos-nacionais/bandeira)
Eis a descrição da bandeira nacional, retirada do site oficial do governo brasileiro:
(…) um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera celeste azul, atravessada por uma zona branca, em sentido oblíquo e descendente da direita para a esquerda, com os dizeres “Ordem e Progresso”, expressão com origem no Positivismo – escola filosófica e religiosa francesa fundada por Auguste Comte que, dentre outras questões, via no progresso um dos motores da evolução da sociedade. 
As estrelas, que fazem parte da esfera, representam a constelação Cruzeiro do Sul. Cada uma corresponde a um Estado brasileiro e, de acordo com a Lei n.o 8.421, de 11 de maio de 1992, deve ser atualizada no caso de criação ou extinção de algum Estado. A única estrela acima da inscrição “Ordem e Progresso” é chamada Spica e representa o Estado do Pará.
(Fonte: Portal Brasil – Símbolos e Hinos. Disponível em http://www.brasil.gov.br/sobre/o-brasil/estado-brasileiro/simbolos-e-hinos)

Você é personagem desta tirinha?

Aproveite e compre a camiseta exclusiva do professorbira.com!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...