quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Estudando a física do som através da música

O Colégio Progresso Centro tem uma grande tradição musical na cidade de Guarulhos, principalmente como consequência da atuação de sua Banda Marcial e Orquestra Sinfônica.

Banda e Orquestra Sinfônica do Colégio Progresso Centro.
Assim, nada mais interessante do que aprender os conceitos físicos de acústica usando a música como fator de motivação.

Piano no iPad.
E foi com isso em mente que o prof. Bira preparou sua aula sobre qualidades fisiológicas do som com os alunos do 2.º ano do ensino médio regular.

Para chamar a atenção dos adolescentes, iniciou o tema com o conceito de altura do som, demonstrando o conceito num piano virtual executado num iPad. Ao tocar notas diferentes, levou seus alunos a relacionarem com simplicidade os conceitos de altura e frequência.

Após a compreensão das correspondências entre alto/agudo e baixo/grave, chegou o momento de discutir as ideias referentes a timbre. Uma vez explicado o fundamento físico, o professor demonstrou as diferenças de timbres entre instrumentos musicais usando um sintetizador virtual na lousa digital.

Enquanto uma aluna tocava notas com diferentes timbres, aproveitou-se para ilustrar o conceito de intensidade sonora, através do aumento e da diminuição do volume do amplificador.

Teclado virtual.
Oportunamente, um dos estudantes perguntou sobre a influência da intensidade sonora na audição. Discutiu-se, então, a escala de decibéis e, em seguida, apresentou-se um vídeo com o objetivo de ilustrar o funcionamento da orelha humana

Para encerrar a aula, o prof. Bira apresentou, em vídeo, The Young Person’s Guide to the Orchestra, de Benjamin Britten, uma composição musical de 1946 com o subtítulo Variações e Fuga sobre um tema de Henry Purcell. Durante a execução dessa música, todos os instrumentos da orquestra são apresentados, permitindo ao ouvinte reconhecê-los juntamente com seus respectivos timbres e características acústicas. Participam dessa orquestração: piccolo, 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetas em Bb e A, 2 fagotes, 4 trompas em F, 2 trompetes em C, 3 trombones, tuba, percussão (tímpanos, bumbo, pratos, pandeiro, triângulo, caixa, bloco de madeira, xilofone, castanholas, gongo e slap stick), harpa, violinos, violas, violoncelos e contrabaixos.




Caso seja de seu interesse, o Carnegie Hall mantém na internet um jogo on-line baseado nessa obra musical. É muito divertido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...