segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Aconteceu! Físicos conseguiram produzir míni Big-Bangs no LHC!

Desde que o LHC (Large Hadron Collider), o maior acelerador de partículas do planeta, começou a operar para valer, diversos resultados interessantes têm sido obtidos em seus experimentos, levando a novas e intrigantes descobertas que podem mudar nosso entendimento sobre o universo.

Uma colisão de íons de chumbo no LHC.
Em especial, no último dia 7 de novembro, através da colisão de íons de chumbo com alta energia, os físicos conseguiram reproduzir os instantes iniciais da formação do universo, um milionésimo de segundo após o Big-Bang.

A colisão dessas partículas em ambiente controlado levou ao surgimento de pequenas bolas de fogo de alta densidade, com temperaturas superiores a 10 trilhões de Kelvins, um milhão de vezes mais quente que o núcleo do Sol.

A tais temperaturas, a estrutura íntima da matéria é desfeita, restando apenas um plasma formado exclusivamente por quarks e glúons, partículas subatômicas elementares, blocos fundamentais de construção da matéria. Nas condições apresentadas, tais partículas estão livres, sem sofrer a influência da força nuclear forte, sobre a qual os cientistas tentam obter mais informações, que só será possível após a análise da imensa quantidade de dados gerados pelo experimento.

E o bóson de Higgs… Aparecerá, ou não? Aguardemos para ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...